quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A Crata de Tolosa : Como Fonte de Estudo!

Tomando como fonte de estudos o texto: A Carta de Tolosa como documento histórico, podemos evidenciar como se deu o processo colonização e catequização dos povos que habitava o território que corresponde ao atual estado de Sergipe.
A carta narra como foi conduzido o projeto de evangelização dos indígenas da região do Rio Real e a necessidade de se chegar às margens do Rio São Francisco evangelizando os nativos, pois segundo Tolosa eram os índios que pediam para serem batizados.
Tolosa registra a intenção do governador Luís de Brito em expandir as capitanias da Bahia, Ilhéus, Sergipe, Pernambuco e terras ao norte para a consolidação do projeto colonizador Português combatendo as resistências indígenas e a presença de franceses na costa nordestina.
Na Carta Tolosa expressa como a igreja através dos jesuítas desenvolve o ofício da evangelização dos indígenas, pois em alguns momentos seria os índios que pediram para serem catequizados, e não os jesuítas que foram levar a"boa nova aos infiéis", ficando evidente uma inversão de valores.

Ass: Fábio Rodrigues

Nenhum comentário: